O QUE REALMENTE PREENCHE




Um renomado empresário indiano bem-sucedido estava prestes a se aposentar e por isso chamou seus dois filhos para uma conversa. 
- Meninos, vocês cresceram e já provaram que são homens bons, honestos e capazes. No entanto, agora que estou para me aposentar, ainda não sei qual de vocês irei indicar para me substituir na presidência da empresa. Portanto, preciso testá-los. Aquele que se mostrar apto para realizar a tarefa da qual os incumbirei, esse será o meu substituto.
Os irmãos se entreolharam atônitos e o pai continuou:
- Recebam de minha mão, cada um de vocês, uma moeda. Com ela, deverão comprar algo que preencha por completo minha casa.
Tratava-se de uma moeda de pouco valor e a casa era enorme. Então cada um dos filhos estava ciente de que seria uma missão muito difícil.
O filho mais velho não perdeu tempo. Foi ao mercado a fim de conferir o preço de ítens diversos. Depois de muito pesquisar, percebeu que o que poderia comprar com a moeda era palha. Assim chegou à casa do pai com uma carga de palha às costas e começou a espalhá-la pelo chão; mas só foi o suficiente para cobrir uma parte do piso.
O dia inteiro se passou e o filho mais novo não apareceu. Seu irmão chegou a crer que ele tivesse desistido da tarefa; contudo, ao anoitecer, ele chegou, trazendo na mão um pequeno embrulho. Ao vê-lo, o irmão disse, zombando:
- Você espera preencher a casa de nosso pai apenas com isso?
O irmão não respondeu. Desembrulhou o pacote e retirou o conteúdo - algumas velas. Colocou uma em cada cômodo da casa e as acendeu; daí a casa inteira ficou repleta de luz.
Nem preciso revelar qual dos filhos se tornou o novo gestor da empresa do pai!
O conhecimento é a luz que preenche a vida. Quem não busca o conhecimento permanecerá sempre vazio. Quem tem conhecimento, tem tudo.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS