O MAIOR ÊXITO




Alguns ex-colegas de escola combinaram um reencontro no apartamento de um deles, após trinta anos separados. Após o almoço, reunidos na ampla sala, desenrolou-se uma sucessão de relatos, em que cada um narrou suas conquistas pessoais e até onde tinha chegado na vida.
Cada depoimento era mais fantástico que o outro. Alguns mais, outros nem tanto, mas todos tinham alcançado o sucesso profissional. 
Eram médicos, engenheiros, advogados, professores de ensino superior. Falavam do casamento e dos filhos, alguns dos quais até estudavam ou trabalhavam no exterior. Esse desfile de alegrias entusiasmou a todos naquela reunião gostosa.
Deram-se conta, depois de muita conversa, que uma das colegas mantivera-se calada o tempo todo, somente vibrando com a felicidade dos demais. Então voltaram-se para ela e lhe perguntaram: 
- E você, quais os grandes lances da sua vida?
Ela sorriu, um pouco acanhada, e disse:
- Na verdade, meus amigos, nada tão eletrizante quanto suas histórias. Vi cada um de meus irmãos se formar, constituir família e seguir seu caminho. Quanto a mim, após concluir os estudos, perdi o meu pai e um irmão mais novo que estava doente e sob meus cuidados. Daí precisei trabalhar para manter a família que me restou - minha mãe e minha avó, ambas enfermas de cama e dependentes de minha assistência e dedicação constantes. Não pude ingressar na universidade devido a esse acúmulo de responsabilidades. Cheguei a receber ofertas para crescer profissionalmente, transferindo-me para capitais de outros estados; contudo, a condição delicada de minha mãe e de minha avó não me permitiu sair de perto delas. Não me casei e nunca empreendi grandes viagens, porque meus recursos eram e são direcionados àquelas que dependem de mim.
Um breve silêncio se fez na sala, logo interrompido por soluços e choros. Todos os sonhos e ambições daquela colega foram frustrados e, no entanto, ali estava ela se regozijando com o sucesso e conquistas dos demais.
Olhares se cruzaram.
Finalmente, um deles falou:
- Agora sabemos quem de nós se tornou a maior vitoriosa na vida!
Existem os notórios, que alcançam grandes patamares, e há os que vencem a si mesmos, no silêncio da renúncia, servindo ao próximo. 
O maior êxito da vida não consiste em conquistas materiais, mas em ser bênção para outras pessoas. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS