O TESTE




Um monge budista e seus numerosos discípulos viviam há muito tempo em um mosteiro velho e arruinado. Sobreviviam graças a doações e esmolas recebidas de moradores de uma cidade próxima. Mas um dia os discípulos, insatisfeitos, começaram a reclamar das péssimas condições de sua morada.
O mestre então chamou a todos para uma reunião e lhes propôs o seguinte:
- Vocês não estão errados; nosso templo realmente precisa de uma reforma geral. No entanto, como nos ocupamos somente com estudos e meditações, não sobra tempo pra trabalhar e arrecadar o dinheiro de que precisamos. Por isso pensei numa solução simples: cada um de vocês deve ir à cidade e roubar objetos que poderão ser vendidos para a arrecadação do dinheiro. Concordam?
Os discípulos ficaram espantados com a sugestão do mestre, a quem consideravam um notável sábio. Mesmo assim, não se atreveram a fazer nenhuma objeção. 
E o mestre continuou, agora com expressão severa:
- Não quero que manchem a reputação da nossa comunidade. Então aconselho vocês a roubarem apenas quando ninguém estiver olhando. Que nenhum de vocês seja apanhado em flagrante.
Quando o mestre terminou e saiu, os discípulos discutiram entre si.
- É errado roubar! - comentou um deles - Por que o mestre nos pediria pra fazer isso?
- Mas isto permitirá que possamos reformar o mosteiro, o que é uma boa causa - justificou outro.
- Nosso mestre é sábio e justo! - concluiu um terceiro - Não nos pediria isso sem ter uma boa razão!
Assim, após combinarem de fazer tudo às escondidas e em grupos separados, saíram em direção à cidade.
Todos menos um, que ficou encostado ao portão, vendo seus colegas partindo.
O mestre pousou a mão no ombro dele e perguntou:
- Por que você não foi com os outros?
- Porque não posso roubar onde ninguém esteja me vendo.
O mestre se fez de desentendido.
- Explique-se melhor, meu filho.
- Aonde quer que eu vá, sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos irão me ver roubando e minha consciência registrará o fato.
O mestre abraçou o mancebo e disse, sorrindo:
- Eu só estava testando a integridade de vocês e você foi o único que passou no teste.
Os anos se passaram e aquele rapaz se tornou o líder daquela comunidade, após a morte do mestre.
Os íntegros e honestos serão sempre lembrados!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS