O CUSTO DE UM SONHO
Foram quase oitenta anos de espera mas, finalmente, aconteceu. Aos 102 anos, a alemã Ingeborg Rapoport (1912-2017) recebeu o título de doutorado que lhe fora negado pelos nazistas, simplesmente por ser judia.
Sua tese, desenvolvida e escrita em 1938 na Universidade de Hamburgo, Alemanha, consistia em pesquisas relacionadas à difteria. À época, o orientador da médica escreveu uma carta relatando que teria aceitado o trabalho dela. Todavia, as leis antissemitas do Terceiro Reich proibiam que ela defendesse sua tese.
Depois que tomaram o controle da Alemanha em 1933, os nazistas passaram a expulsar todos os judeus das universidades e escolas, além de proibir que exercessem muitas profissões. Por isso Ingeborg teve que se refugiar nos Estados Unidos, mas jamais desistiu de seu doutorado.
Aos 100 anos ela obteve da Universidade a promessa de reconsiderar o caso, desde que pudesse defender a tese. Então ela precisou se atualizar, estudando, em alguns meses, sobre os avanços médicos das últimas oito décadas.
Após completar o estágio final de seu estudo e passar num exame oral, Ingeborg se tornou a pessoa mais idosa a receber o título de PhD na Alemanha e o fato teve grande repercussão, mas não apenas por causa da idade dela.
"Ficamos impressionados com a sua agilidade mental e sem palavras sobre o seu conhecimento", afirmou o reitor da Faculdade de Medicina.
Com o diploma em mãos, a doutora Ingeborg afirmou:
"Para mim, pessoalmente, este diploma não significa nada, mas apoiar a grande causa de ficar a par com a História - era esse o sonho que eu queria realizar!"
E o seu sonho, quanto custa? Até onde está disposto a ir para realizá-lo?
Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário