TODOS SÃO IMPORTANTES




Entraram num bate-boca o Ponto Final, a Vírgula, a Exclamação e a Interrogação, tentando descobrir qual deles era o mais importante. Começou com a Interrogação:
- Quem é que faz todas as perguntas? Quem é que assinala todas as dúvidas e indagações? Entendem como sou indispensável?
- Ah, é? - retrucou o Ponto Final - Eu sou a resposta a todas a perguntas e dou fim a todas as discussões. Eu é que sou o maior.
- Sem mim, nenhuma ordem ou expressão fazem sentido! - emendou a Exclamação. 
Já a Vírgula argumentou:
- Experimentem dizer: "Ana Teresa Maria José Rita Sofia eram da mesma família!" Sem mim, nã há como saber quantas pessoas tem a família!
- Ora, essa é fácil: seis! - resmungou a Exclamação. 
- Serão mesmo seis? - questionou a Interrogação.
- Apenas eu decido isso! - respondeu a Vírgula com arrogância - Podem ser apenas três (Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia), quatro (Ana, Teresa Maria, José, Rita Sofia), cinco (Ana, Teresa Maria, José, Rita, Sofia) ou seis (Ana, Teresa, Maria, José, Rita, Sofia). Sem mim, nunca saberão ao certo!
- Vamos parar com essa discussão tola! - disse, irritado, o Ponto Final - A grande verdade é que valemos todos o mesmo. Sem nós, as palavras e frases estariam perdidas e em grande confusão!
Podemos ser diferentes uns dos outros, mas somos todos essenciais. Cumpre a cada parte (pessoa) contribuir para o bom funcionamento do todo (humanidade).

Texto de Alice Vieira - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS