"O QUE É AQUILO?"

 




Certa tarde, um homem e seu idoso pai estavam no pátio de casa, sentados num banco, embaixo de uma árvore. O filho lia concentrado o seu jornal enquanto o pai contemplava a natureza. De repente um pequeno pássaro pousou à frente deles. O pai sorriu e perguntou:
- O que é aquilo?
O filho tirou os olhos do jornal e olhou o pássaro ligeiramente. 
- Um pardal.
Menos de um minuto depois, o pai perguntou de novo o que era aquilo. 
- Acabei de lhe dizer, pai: é um pardal.
Quando o homem sacudiu o jornal para virar a página, o pássaro se assustou, indo se abrigar lá em cima na árvore; mas pouco depois tornou a descer, quase no mesmo lugar. Aí o ancião indagou novamente:
- O que é aquilo?
Já um pouco inquieto, o filho respondeu mal humorado:
- Um pardal, pai, um pardal.
Logo em seguida perdeu de vez a paciência, pois ouviu a mesma pergunta mais uma vez:
- O que é aquilo?
- Caramba, pai! Por que o senhor está fazendo isso comigo, atrapalhando minha leitura? - disse, aos berros - Por quê? Já lhe disse várias vezes que é um pardal! Mas que droga!
Nisso o idoso se levantou calmamente e o filho, perguntou, ainda nervoso:
- Aonde o senhor vai?
O pai não respondeu. Entrou em casa e retornou instantes depois segurando uma velha agenda. Sentou no banco, procurou uma determinada página e a entregou ao filho.
- Leia por favor, filho, em voz alta.
Foi isto o que ele leu:
"Hoje meu filhinho, que há poucos dias completou três anos, estava comigo no parque quando um pássaro pousou à nossa frente. Ele me perguntou 21 vezes o que era aquilo e a cada vez lhe respondi com carinho que aquilo era um pardal. E sempre que ele me perguntava, além de responder eu o abraçava, sentindo-me feliz por perceber a curiosidade e a inteligência fluindo daquela inocente criança!
Nesse instante a ficha caiu. O filho largou o jornal e, abraçando seu velho, chorou copiosamente, pedindo-lhe perdão.
Tome muito cuidado. Não se torne vítima dos próprios erros.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS