LENDA SOBRE O PERDÃO




Havia uma cidade na qual jamais se ouvira a palavra "perdão". As pessoas se achavam donas da verdade, eram arrogantes e tinham complexo de superioridade.
A convivência ali era bem complicada porque todos se consideravam perfeitos, não admitiam seus erros e não enxergavam os próprios defeitos. Era uma autêntica metrópole da vaidade.
Um dia, uma senhora mudou-se para essa cidade. Toda tarde ela ia ao mercado e, na volta, sempre passava por uma praça onde uns meninos jogavam pelada. O trajeto seria mais curto se cruzasse a praça mas, como não queria atrapalhar o jogo dos guris, a mulher dava a volta.
Isso aconteceu por muito tempo; mesmo assim, nenhum deles nunca percebeu o gesto daquela mulher. Ficavam tão concentrados no jogo que a ignoravam por completo. 
Mas um dia a mulher estava com a cabeça perturbada e cheia de preocupações e acabou se distraindo na caminhada: quando deu por si, estava bem no meio da praça, bem no momento em que um dos meninos ia fazer um gol. Por pouco ela não levou uma bolada.
O garoto, muito bravo, gritou:
- A senhora é cega? Que falta de atenção! Custava rodear a praça, ao invés de cruzá-la e interromper nosso jogo?
A coitada respondeu:
- Há cerca de seis meses que todos os dias dou a volta na praça para não atrapalhar seu jogo, mas hoje confesso que me distraí. Peço perdão a todos vocês.
Ninguém entendeu o que ela quis dizer e outro menino perguntou:
- Perdão? O que é isso?
- Perdão é um ato de humildade, quando você reconhece que errou e pede desculpas. 
Naquela tarde os garotos voltaram para casa muito pensativos e conversaram com seus pais sobre o perdão.
Dizem que, com o tempo, a cidade mudou. As pessoas passaram a ser mais gentis e amigas umas das outras; velhos inimigos fizeram as pazes, casais reataram a relação, filhos se reconciliaram com os pais e vice-versa - enfim, tudo ali melhorou, graças ao poder do perdão.
O perdão é um milagre possível a qualquer pessoa. Basta querer perdoar. Quando se libera perdão, maravilhas acontecem. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO