VIDA FUGAZ PARA TODOS




Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) construiu um imenso Império mas faleceu prematuramente, ainda na flor da idade. Dizem que, quando estava para morrer, mandou chamar seus generais e conselheiros e lhes deu as seguintes ordens:
- Quero que meu caixão seja transportado pelos melhores médicos da corte; que espalhem meu ouro, prata e joias ao longo de todo o trajeto do meu cortejo fúnebre; e que deixem minhas mãos fora do esquife, balançando ao ar, à vista de todos.
Um dos seus generais, atônito, perguntou:
- Majestade, qual a razão destes pedidos tão estranhos?
O grande soberano dos gregos respondeu:
- Os mais iminentes médicos carregarão meu caixão para mostrar que eles não têm poder para remediar a morte; o chão deverá ser coberto com meus tesouros a fim de que todos vejam que os bens materiais aqui conquistados, aqui ficarão; e que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas compreendam que de mãos vazias viemos ao mundo e de mãos vazias sairemos dele!
A morte é a grande niveladora; diante dela caem todos, ricos e pobres, grandes e pequenos, famosos e desconhecidos. Assoberbar-se diante da brevidade da vida é a mais estúpida das atitudes.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS