RESUMO DA VIDA
Um jovem rei, ávido por conhecimento, convocou os sábios e filósofos da corte. Ordenou que catalogassem, em livros, tudo aquilo que considerassem importante sobre a vida, não importando quanto tempo levassem para a tarefa; e assim fizeram.
Após vinte anos de intenso trabalho e pesquisas, entregaram ao rei uma biblioteca com mil volumes. O rei, agora com cinquenta anos, ficou impressionado.
- Quero que resumam tudo isso, pois é evidente que eu jamais conseguiria ler mil livros.
Os eruditos então voltaram ao trabalho. Em dez anos, conseguiram reduzir em cem livros todo o conhecimento contido nos mil.
O rei sessentão ponderou:
- Cem livros ainda é demais. Não há como ler e estudar tudo isto na minha idade. Quero que façam uma nova triagem; anotem apenas o essencial.
A empreitada custou mais cinco anos, ao final dos quais apresentaram ao rei um único volume. Mas o monarca estava de cama, prestes a morrer e, ainda assim, continuava tão sequioso por conhecimento quanto na sua juventude. Então falou, com voz fraca:
- Minha visão está turva; não conseguirei ler este livro. Então condensem numa única frase tudo o que vocês pesquisaram em todos estes anos.
O resumo apresentado pelos sábios foi este:
"O ser humano nasce, vive, sofre e morre; e o mais importante na vida e o que sobrevive a tudo é o amor recebido e o amor doado."
O amor é a grande força que rege o Universo e que dá sentido à existência.
Texto de Alberto Becker - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário