AS QUATRO ESPOSAS





Certo rei tinha quatro mulheres. 
Ele amava muito a mais jovem delas; vivia lhe dando lindos e caros presentes.
Também era apaixonado pela terceira esposa; dona de uma beleza exuberante, seu marido fazia questão de exibi-la diante de toda corte. Contudo, ele receava que algum dia ela o deixasse por outro homem. 
A segunda esposa era sua grande confidente; sempre se dispunha a ouvi-lo com amabilidade e paciência. Na intimidade ele deitava no colo dela e desabafava.
A primeira esposa não era tão bonita quanto as outras, mas era uma parceira muito leal, estava sempre ao lado do marido e o amava profundamente, mas não era correspondida; na maior parte do tempo, ele até parecia ignorá-la.
Um dia o rei caiu doente e entendeu que ia morrer. Então chamou as esposas, uma a uma, começando pela quarta.
- Minha querida: te amei tanto a ponto de encher-te com toda sorte de joias e vestidos. Agora que estou morrendo, você é capaz de morrer ao meu lado para que eu não vá sozinho?
- De jeito nenhum! - respondeu ela, saindo do quarto sem nem mesmo olhar para trás. 
Fez a mesma pergunta à terceira esposa. Ouviu isto como resposta:
- Não! A vida é muito boa! Quando você morrer, eu vou é casar de novo!
Já a segunda mulher se limitou a dizer:
- Sinto muito, mas desta vez não farei o que me pede. O máximo que posso fazer é preparar seu funeral.
O moribundo ficou completamente desolado com todas essas respostas, que doeram em seu coração como uma facada.
Então uma voz se fez ouvir, pertinho dele:
- Eu partirei com você, meu amor, e te seguirei para onde for.
Era a primeira esposa, que estivera o tempo todo sentada ao lado de seu leito e de cuja presença só agora ele se dava conta.
Comovido, respondeu baixinho:
- Eu deveria ter cuidado muito melhor de você enquanto podia...
Todos temos, também, "quatro esposas":
A quarta esposa é o nosso corpo. Quando morrermos, ele nos deixará, não importa o que tenhamos feito para mantê-lo bonito e saudável. 
A terceira é o nosso patrimônio, que ficará para outros assim que partirmos.
A segunda esposa constitui-se em nossos entes queridos, parentes e amigos. O máximo que poderão fazer é acompanhar-nos até o cemitério e nos dar adeus.
Mas a primeira esposa, a nossa alma, essa nos acompanhará incondicionalmente, ainda que durante nossa existência não a tenhamos valorizado devidamente. 
Portanto, em primeiro lugar, ame e cuide de você mesmo.

Texto de Renato Antunes Oliveira - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS