VIVER E MORRER COM HONRA




Acusado pelo Tribunal dos Heliastas de não reconhecer os deuses da cidade e de corromper os jovens com seus ensinos nobres, o septuagenário sábio Sócrates (470-399 a.C.) foi aprisionado por 40 dias.
Obviamente se tratava de uma condenação injusta, mas o filósofo reagiu a isso com tranquilidade e sem resistência. 
Seus discípulos, porém, não aceitaram tão facilmente a situação e chegaram a elaborar um plano de fuga para o mestre. Arranjaram tudo: suborno de guardas, rota de fuga e um navio. A única dificuldade estava em convencer Sócrates a escapar.
- Se me provarem por argumentos racionais que devo fugir, fugirei - foi a resposta dele.
- Mestre, viver é o mais importante! - exclamaram entusiasmados.
Ouviram isto como resposta: 
- O que mais importa é viver honestamente, sem cometer injustiças, nem mesmo em retribuição a uma injustiça recebida. Mais importante que simplesmente viver é viver com dignidade, sem ter a alma manchada pelos delitos.
Assim ninguém, nem mesmo sua família, pôde persuadi-lo a escapar não apenas do cárcere e da morte, mas da própria consciência.
Finalmente, o carcereiro chegou com a sentença de morte para Sócrates - um frasco com cicuta, veneno extraído de uma planta. Ele o tomou num gole só. Seus amigos soluçaram, tristes. 
Antes do último suspiro, ainda pôde consolá-los: 
- Não, amigos... tudo deve terminar com palavras de bom augúrio; permanecei, pois, serenos e fortes.
A existência terrena não é mais importante que as virtudes da alma. Assim o demonstraram vários notáveis que já passaram por este mundo. A vida corporal de alguns deles foi abruptamente interrompida, mas de nenhum deles se conseguiu matar virtudes, seus ensinos ou a integridade de seu caráter.
- Mais difícil que evitar a morte é evitar o mal, pois ele é mais veloz - dizia o idoso Sócrates, dando a entender que a morte não é o pior de tudo.

Do livro "Apologia de Sócrates", de Platão - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS