A INUTILIDADE DA ARROGÂNCIA




Num voo da British Airways entre Johanesburgo e Londres, uma cinquentona branca sentou-se ao lado de um jovem mulato. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora? 
- Mas você não está vendo? Vocês me colocaram ao lado de um negro. Eu exijo outro assento!
- Por favor, acalme-se. Me parece que todos os lugares do vôo já estão ocupados, mas vou conferir. Um momento, por gentileza, e já volto. 
Alguns minutos depois a comissária retornou.
- Senhora: como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Conversei com o comandante e ele me confirmou que também não há mais lugar na classe executiva. Entretanto, ainda temos um assento na primeira classe.
- Muito bem, ótimo! Já fico longe deste negro!
A comissária continuou:
- É absolutamente inédito o fato de a Companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica. Contudo, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que é constrangedor um passageiro ser obrigado a permanecer ao lado de alguém indesejável.
E, dirigindo-se ao moço (que até então estivera calado), a comissária disse:
- Por obséquio, senhor, tenha a bondade de pegar seus pertences e me acompanhar. Há um assento na primeira classe à sua espera.
Os demais passageiros, que acompanharam a cena, levantaram-se naquele momento e aplaudiram o rapaz que fora humilhado mas agora honrado.
Você se acha melhor que os outros? Cuidado! Assim como eles, você também um dia terá o corpo apodrecido e depositado a sete palmos debaixo da terra. 
A única pessoa com quem você deve competir e superar é VOCÊ mesmo, todos os dias. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS