SALVO PELA ESPERTEZA




Um cão velho acabou se perdendo na mata e ficou vagando pra todo lado sem encontrar saída. De repente, veio ao seu encontro um jovem e forte leopardo, obviamente à procura de comida.
O cachorro pensou: "Que enrascada! Estou frito!"
Olhou em volta e viu uns ossos espalhados; daí teve uma ideia. Em vez de se apavorar ainda mais, ajeitou-se junto ao osso mais próximo e começou a roê-lo, de costas para o leopardo. Quando este estava a ponto de dar o bote, o cachorro exclamou:
- Que leopardo delicioso acabei de comer! Com certeza há outros por aí e ainda estou faminto!
O leopardo, ouvindo isso, parou no mesmo instante, deu meia volta e disparou para dentro da mata, aterrorizado.
No entanto um macaco, ao presenciar a cena, correu em direção ao leopardo, alcançando-o a tempo. O cachorro percebeu o movimento do macaco e pensou: "Aí tem coisa".
- Ei, leopardo! - gritou o macaco - Pode parar! Aquele cachorro não faria mal nem a um rato, pois já está velho. Ele só estava tirando onda com a tua cara!
O leopardo ficou furioso.
- Macaco, suba nas minhas costas! Vamos voltar lá. Agora você vai ver o que acontece com quem tenta me fazer de bobo!
O pobre cão viu o leopardo voltando, agora com um macaco nas costas.
"E agora?", pensou. 
Como realmente não podia fugir, recorreu aos ossos novamente. Quando leopardo e macaco chegaram perto, o cachorro, fingindo estar com muita raiva, bradou: 
- Cadê aquele macaco desgraçado? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e ainda não chegou com ele!
O leopardo, mais uma vez, deu no pé, mas não antes de devorar o macaco malandro. 
É preciso "jogo de cintura" pra vencer os desafios da vida. Claro, sem prejudicar ninguém, mas também sem permitir que outros te prejudiquem!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS