PROBLEMA DE TODOS




De seu esconderijo, o rato viu quando o fazendeiro chegou em casa e mostrou à mulher uma ratoeira.
- Agora eu pego aquele peste! - disse com raiva.
O rato ficou desesperado. Saiu correndo e gritando para os outros bichos: 
- Há uma ratoeira na casa!
A galinha foi a primeira a responder:
- Olha, rato, entendo que isso seja um problema pra você, mas não pra mim; não me afeta em nada. 
- Não há nada que eu possa fazer, rato, a não ser rezar - resmungou o porco.
A vaca deu de ombros:
- Eu aqui tranquila, pastando, e você vem me falar em ratoeira? O que tenho a ver com isso, rato?
O coitado do rato voltou pra sua toca, cabisbaixo e abatido, só pensando no pior.
Naquela noite ouviu-se o estalar da ratoeira. A mulher do fazendeiro correu pra ver o rato capturado mas, no escuro, ela não percebeu que a ratoeira pegara na verdade a cauda de uma cobra-coral e, antes que acendesse o lampião, a cobra a picou. Com o grito da esposa, o fazendeiro despertou e a levou ao hospital. 
Voltou de lá ainda com febre. Pra amenizar a dor, foi recomendado canja de galinha; aí o fazendeiro degolou a galinha e preparou a canja.
Alguns amigos e vizinhos ficaram sabendo do ocorrido e vieram visitar a mulher do fazendeiro. Para servi-los, o fazendeiro matou o porco. 
Com o agravamento da febre, a mulher acabou morrendo e muita gente compareceu ao funeral. Então, pra alimentar aquele povo, o fazendeiro teve que sacrificar a vaca.
Se existe uma "ratoeira", todos correm risco.
O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe. Trabalhando em prol da comunidade, a segurança e o bem comum serão garantidos. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS