"PODERIA TER SIDO PIOR!"




Naquela sexta-feira, Jorge caminhava a passo lento para o trabalho, olhos voltados para o chão, profundamente triste e desalentado.
Chegou à empresa um pouco antes do habitual e, ainda com o semblante decaído, cumprimentou um colega.
- O que aconteceu com você, rapaz? - indagou o outro - Tá na cara que você  não está legal.
- Verdade, Carlos. Não estou nada bem. À minha volta só acontecem coisas ruins. Sinto-me impotente e penso que sou o homem mais infeliz da face da terra.
- Mas afinal de contas, o que houve? 
- Cara, meu irmão mais novo contraiu uma dívida enorme com o agiota e agora está foragido; meu cunhado se envolveu com bandidos e acabou preso...
- Poderia ter sido pior - interrompeu Carlos.
Jorge continuou :
- Minha mulher recentemente teve um caso com outro homem e me deixou...
- Podia ter sido pior...
- Meu vizinho está espalhando calúnias a meu respeito...
- Poderia ter sido pior, amigo...
Jorge perdeu a paciência:
- Carlos, estou te contando um monte de desgraças e você só sabe dizer "poderia ter sido pior"? - disse, irritado - O que mais poderia ser pior ?
- Calma, Jorge. Posso afirmar com segurança que poderia ter sido pior se fosse você o autor de tantos desatinos.
Jorge, surpreso, fitou longamente o colega e respondeu meio hesitante:
- Tem razão... podia mesmo ter sido pior...
E você? Também se considera a pessoa mais sofredora do planeta ou procura enxergar o lado bom da vida?

Texto de Renato Antunes Oliveira - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS