O REMÉDIO




Numa região erma, vivia um velho monge que costumava dar sábios conselhos a todos que o procuravam. Uma tarde, bateu à sua porta um jovem frade.
- Senhor, sou um frade noviço e estou em grande dificuldade. Por favor, ensina-me a fugir das tentações.
- Tudo bem - respondeu o monge - Mas antes preciso que me auxilie em meus afazeres; depois te ajudarei.
Assim o moço concordou em ficar e trabalhar com o monge.
Logo ao nascer do sol, os dois seguiram para o campo a fim de arar a terra. O monge cantava durante o serviço e o frade o acompanhava. Ao meio-dia pararam para comer; logo em seguida retomaram o trabalho. Ao final do dia, quase anoitecendo, retornaram à casa.
Após uma singela mas suficiente refeição, fizeram um pequeno passeio pelo pomar da casa, deliciando-se com a algazarra das aves que buscavam repouso seguro entre as folhagens.
Entraram mais uma vez, fizeram uma prece e se estiraram para finalmente relaxar. Logo pegaram no sono.
Quando o frade acordou pela manhã, percebeu que o monge já estava de pé, pois o cheiro do café já impregnava a casa.
- E então, meu amigo - indagou o monge -, ainda deseja saber como afastar as tentações?
- Não - respondeu o frade. Já aprendi o bastante, mestre.
E, beijando respeitosamente as mãos do monge, partiu.
Aquele moço havia experimentado o mais eficaz dos remédios para reduzir as más influências: a ocupação.
Nunca se permita encher-se de ociosidade. Discipline sua mente e os maus pensamentos passarão longe.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS