O MELHOR CORAÇÃO




Na praça principal de uma grande cidade, um jovem proclamava ter o coração mais belo da redondeza. Logo uma multidão o cercou, uns impressionados, outros curiosos. 
Todos admiraram o coração do moço. Não havia nele marca ou qualquer outro defeito. Concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto.
De repente, um velho saiu do meio da multidão e gritou:
- Por que o coração deste rapaz não é tão bonito quanto o meu?
Todos voltaram-se para o velho e fitaram o coração dele: batia vigorosamente, mas estava repleto de cicatrizes e pedaços removidos. Em algumas lacunas, pedaços de outros corações não perfeitamente encaixados.
O jovem olhou para o coração do velho e disse:
- O senhor só pode estar brincando! Compare nossos corações: o meu está inteiro e o seu é um monte de feridas, buracos e remendos!
- Sim! - respondeu o velho - Seu coração parece perfeito, mas eu jamais trocaria o meu pelo seu. Veja: cada cicatriz representa uma pessoa para quem dei o meu amor - um pedaço do meu coração. Muitas delas deram-me também um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu, mas como os pedaços não eram exatamente iguais, meu coração ficou com este aspecto. Ainda assim estimo isso, porque só me faz lembrar do amor que compartilhei com essas pessoas. Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu. Por isso, há alguns buracos e eles doem. Tornaram-se feridas abertas, recordando-me o amor não correspondido que senti por essas pessoas... um dia espero que outras pessoas retribuam, fechando essas feridas. Entende agora, meu jovem?
Lágrimas abundantes escorriam pelo rosto do mancebo. Ele aproximou-se e, tirando um pedaço do seu coração perfeito, ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto. O jovem olhou extasiado para o seu coração, não mais inteiro como antes, porém mais belo que nunca.
Pode ser até legal permanecer com o coração "intacto", mas não justifica o receio de correr o risco de perder pedaços dele. Amar e perder, ferir-se e ser curado fazem parte da vida. Que venham as lacunas e as cicatrizes; elas nos fazem amadurecer.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS