PATRIMÔNIO PERFEITAMENTE SEGURO




Quando o exército de Ciro, o Grande (600-530 a.C.), estava prestes a invadir a cidade de Priene, na Jônia, a população preparou-se para fugir. Todos atropelavam-se, em desespero, tentando salvar seus pertences mais valiosos.
Apenas um homem se mantinha calmo em meio ao caos: o filósofo Bias, famoso por sua sabedoria e caráter exemplar. Era considerado um dos sete sábios da Antiga Grécia.
As pessoas, vendo-o tranquilo e sereno, perguntaram:
- Você não está preocupado com a invasão do inimigo? Não vai juntar seus pertences para ir embora?
Bias respondeu simplesmente:
- Já trago tudo comigo.
Com isso ele quis dizer que guardava consigo os patrimônios mais valiosos: a retidão, a bondade, o otimismo e a esperança - bens que jamais lhe poderiam ser subtraídos. E eram esses valores que lhe permitiam colocar-se acima das inquietações daquela tensa ocasião. 
Sem dúvida, semeando em nossos corações essas virtudes e as cultivando, poderemos permanecer firmes diante de qualquer situação, por mais grave que seja. Somente edificando na própria intimidade os valores imperecíveis é que manteremos a serenidade. 
Na roda gigante da vida poderemos estar às vezes em cima ou embaixo; talvez até percamos bens, amizades ou entes queridos; mas nada e nem ninguém poderá nos roubar os valores morais e espirituais e é com eles que poderemos, a qualquer tempo, recomeçar. 

Texto de Richard Simonetti - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS