"É INDISPENSÁVEL TENTAR"




Em junho de 1984, ao alvorecer de um domingo, Amyr Klink foi oficialmente autorizado a deixar a costa da Namíbia, com destino ao Brasil. Após mais de dois anos de trabalho incessante e muitos empecilhos, ele estava pronto para atravessar o Atlântico Sul, remando - um projeto audacioso e muito bem planejado.
Em meio aos preparativos para a grande viagem, muitas pessoas diziam que aquilo não daria certo; mas também não faltou gente pra incentivar e ajudar Amyr.
Assim, quando se viu sozinho em seu pequeno barco naquela manhã fria, deixando o continente africano para trás, sentiu-se imensamente feliz, a despeito de compreensíveis receios. Nas palavras dele:
"Era preciso vencer o medo; e meu maior medo na viagem eu venci ali, naquele mesmo instante, em meio à desordem dos elementos e à bagunça daquela situação: o medo de nunca partir. Sem dúvida, não partir foi o maior risco que corri.
Confiava por completo em meu projeto e não estava disposto a me lançar em cegas aventuras. Mas não poder pelo menos tentar teria sido muito triste.
Pelo simples fato de estar ali, debatendo-me entre os remos, xingando as ondas e maldizendo a sorte, me sentia profundamente realizado e feliz por ter partido.
Mais importante do que ter sucesso nos projetos que traçamos é buscar realizá-los de forma consciente e efetiva. É necessário traçar as rotas que queremos seguir, avaliar riscos, planejar ações.
Afinal, o que queremos fazer? Aonde queremos chegar? Qual o objetivo de todo o esforço?
Se nossos projetos são legítimos, úteis e viáveis, devemos nos lançar em busca da realização deles, sem esmorecer diante das dificuldades e do cansaço.
Tudo que se busca na vida exige esforço e dedicação. Vitórias obtidas sem mérito não satisfazem a consciência e o coração. 
Mas, sobretudo, não se pode esquecer que toda jornada longa e dura exige que se dê o primeiro passo. Projetos que não saem da mente e do papel não mudam a face do mundo, nem a mentalidade das pessoas. Sonhos que não ousamos tornar reais jamais serão motivo de alegria genuína.
Portanto não tema as ondas e ventos bravios da vida. Vá e faça a sua parte. É preciso estar a caminho. É indispensável tentar."

Texto de Amyr Klink - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO