ALIVIANDO A TENSÃO
Numa enfermaria modesta, um paciente em estado grave precisava de silêncio. Mas a porta do quarto rangia nas dobradiças, cada vez que a abriam ou fechavam.
O delicado quadro do enfermo exigia quietude, mas não era oportuno reparar a porta ou remover o paciente, já que não havia vagas em outros quartos.
Tal circunstância acarretava uma discreta mas incômoda guerra de nervos tanto ao enfermo quanto a médicos e enfermeiros.
Finalmente um maqueiro, cônscio da situação, arrumou um pouco de óleo para as dobradiças. Repentinamente a porta silenciou, inaugurando uma prolongada ausência de ruídos inquietantes.
Existe também, às vezes, muito barulho em nosso lar, no ambiente de trabalho, em reuniões. São as dobradiças das emoções que não estão legais.
A boa notícia é que todos podemos contribuir para a solução desse problema, e nem é preciso muito.
Podem bastar gotas de compreensão, de bom senso, de paciência, de perdão, de carinho, de humanidade... e a coisa irá melhorar. Mas alguém tem que começar.
Quando você perceber que as relações "rangem" inconvenientemente, não espere que o outro venha solucionar o problema.Você sempre será capaz de silenciar qualquer discórdia fazendo uso do óleo lubrificante do amor, útil em toda circunstância e sem contra-indicações.
Texto de Waldo Vieira - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário