TECNOLOGIA NEM TÃO EFICIENTE




Um moço estava há uma hora no banco com o pai, pois este precisava fazer uma transferência. O filho, já um pouco impaciente, indagou:
- Pai, por que não ativamos sua conta bancária pela internet?
- Mas por que eu faria isso?
- Bem, o senhor não precisaria desperdiçar tempo esperando aqui. O senhor poderia transferir, consultar saldo, tirar extrato e até fazer compras online. Tudo seria bem mais fácil!
- Então, se eu fizer isso, não terei que sair de casa?
- Sim, pai, a ideia é essa. Até mesmo comida o senhor pode comprar via internet! O senhor faz o pedido e eles entregam na porta!
A resposta do velho deixou o jovem emudecido.
- Desde que entrei no banco hoje, filho, encontrei quatro de meus colegas e matamos a saudade. Conversei um pouco também com alguns funcionários e fiz amizade com eles. Gosto de me arrumar e vir aqui, pois só o trajeto já me faz bem. Como aposentado eu tenho todo o tempo do mundo e anseio por calor humano. Você deve lembrar que adoeci há dois anos; o dono da mercearia da qual sou cliente veio me ver e sentou-se ao lado da minha cama e chorou comigo. Quando sua mãe levou uma queda durante a caminhada, semanas atrás, o farmacêutico a socorreu e a trouxe aqui no carro dele, pois somos velhos conhecidos. Então te pergunto: onde estaria o toque humano se tudo ficasse restrito ao virtual? Por que eu iria querer que tudo me fosse entregue de bandeja e limitar a mim mesmo à tela de um computador? Eu prefiro conhecer a pessoa com quem estou lidando, não simplesmente um vendedor distante. Dessa forma, crio laços e relações duráveis. A Internet oferece tudo isso também?
Não se pode negar a importância da tecnologia em nossas vidas, mas ao mesmo tempo deve-se entender que tecnologia NÃO É VIDA. Há coisas realmente essenciais que nenhuma tecnologia pode substituir; relações e sentimentos são algumas delas.
Passe tempo com outras pessoas, não meramente com dispositivos.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS