DIA APÓS DIA

 





Há muitos anos, na Pérsia, houve um rei honesto e justo chamado Abbas. Toda noite ele vagava pelas ruas da cidade, disfarçado, para assim conhecer melhor os seus súditos.
Numa dessas andanças, notou uma pobre cabana. Ao olhar pela janela, viu um homem diante de uma singela refeição, dando graças. O rei então resolveu ir até lá.
- Boa noite! - disse o visitante - Pode me deixar entrar, por gentileza?
- Receber um convidado é sempre uma bênção! Entre e junte-se a mim!
O humilde morador repartiu sua refeição com o rei e os dois conversaram por muito tempo.
- Como ganha a vida, meu amigo? - perguntou o visitante.
- Passo o dia todo consertando sapatos para poder adquirir meu mantimento diário.
- Mas você não se preocupa com o dia de amanhã?
- Não. Eu simplesmente procuro fazer o meu melhor e dar graças, dia após dia.
- Gostei muito de conversar com você. Será que posso voltar aqui outras vezes?
- Claro, meu amigo. Será sempre muito bem-vindo.
O rei resolveu testar o novo amigo promulgando um decreto: ninguém poderia consertar sapatos por um mês. E voltou a visitá-lo na noite seguinte. Encontrou-o da mesma forma - feliz e dando graças pelo alimento. Após um bom tempo conversando, o dono da cabana contou:
- Não podendo consertar sapatos por decreto do rei, resolvi carregar água do poço para as pessoas a fim de ganhar meu sustento.
- Mas o que você faria se o rei proibisse isso também?
- Simplesmente tentaria alguma outra coisa e sempre dando graças.
No dia seguinte o rei decretou que seus súditos estavam proibidos de tirar água dos poços por uma semana. Naquela noite, ao voltar à cabana, o rei encontrou seu amigo da mesma forma que nas vezes anteriores.
O homem passara a cortar lenha para garantir seu sustento e, quando isto também foi proibido pelo rei, não desanimou.
O homem que foi sapateiro, carregador de água e lenhador, resolveu apresentar-se ao palácio para integrar a guarda real.
Chegando lá, foi inesperadamente recepcionado por alguém familiar - o seu hóspede noturno, o próprio rei!
O rei o abraçou e contou-lhe sobre o seu disfarce e os testes pelos quais o fizera passar.
- Sabe - explicou o rei - eu nunca tinha encontrado um homem com tamanha fé e ânimo. Por isso você merece muito mais que uma vida simples de sapateiro.
E foi assim que o pobre e amável anfitrião tornou-se conselheiro do rei Abbas.
O Universo sempre conspira em favor dos humildes e que têm bom coração.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS