COMEÇANDO PELOS SAPATOS




Um jovem príncipe recebia toda manhã, ao despertar, uma lista de tarefas: limpar o próprio quarto, organizar seus pertences, lavar e escovar seu cavalo, entre outras coisas. Isso simplesmente o deixava muito zangado mas, em respeito ao rei, seu pai, ele obedecia.
Ao mesmo tempo o príncipe se punha a admirar sua vasta herança - muitas terras, rebanhos, um exército de súditos e inumeráveis criados no grande palácio. Por isso o príncipe não compreendia porque ele mesmo precisava cumprir aquelas tarefas com tantos servos por perto. 
Um dia seu pai o enviou a um pequeno reino vizinho para conhecer um príncipe de sua idade, no intuito de estreitar amizade.
A visita fez o príncipe pensar ainda mais em como ele era injustiçado. É que aquele outro príncipe tinha a seu serviço três criados. Até seu banho era preparado por um deles e não havia tarefas a cumprir. Ele somente dava ordens e recebia tudo de bandeja.
De volta ao seu palácio, o insatisfeito príncipe foi falar com o pai.
- Não entendo por que o senhor faz isso comigo. Sou seu único filho e herdeiro. Por que devo cumprir tarefas como um serviçal? Vi, no reino vizinho, o cotidiano de um autêntico herdeiro: ele apenas ordenava.
- E como era o reino que você visitou, filho? Era grande como o nosso?
O príncipe emudeceu por um instante. 
- Não, pai. Era muito inferior ao nosso, mais pobre, menos súditos e o castelo bem menor que o nosso. Mas, pai: se num reino pequeno o príncipe pode ter três criados para servi-lo, por que eu, num reino tão rico, devo fazer o trabalho de um servo?
- Pois é, meu filho. Saiba que, anos atrás, o reino vizinho era muito maior que o nosso. Nós crescemos e ampliamos nossos domínios, enquanto o vizinho foi perdendo território. Nossos antepassados foram comprando as terras dele, que as perdeu por não saber administrar. Seu avô sempre me dizia: "Se você não pode sequer limpar os próprios sapatos, como poderá cuidar de um reino? Se não é capaz de organizar seu próprio quarto, como irá governar um povo?" Meu filho, as tarefas simples nos educam e nos preparam para executar as maiores; para comandar é preciso saber fazer. Todos devemos começar de baixo, meu filho.
O mancebo pensou um pouco e respondeu: 
- Está bem, meu pai; estás certo. Com vossa licença, preciso ir ao meu aposento para limpar meus sapatos sujos de lama.

Texto de Leila Fernandes - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS