O QUE VOCÊ VAI FAZER?

 




João era um conceituado empresário e morava numa luxuosa cobertura, na zona nobre da cidade. Pela manhã, após o café com a família, dirigiu-se a uma de suas empresas para cumprir sua agitada agenda.
Durante o dia, soube de seu contador que o faturamento mensal superara a meta; assim mandou anunciar um bônus salarial a todos os colaboradores, naquele mês.
Ele era de fato um homem bem sucedido, por isso seus negócios iam de vento em popa.
Ao final da tarde, estava agendado para dar uma palestra motivacional, no auditório da empresa.
Enquanto isso, num bairro pobre da mesma cidade, um desocupado chamado Mário estava farrando e bebendo no boteco. Sem trabalho e sem família, morava de favor no quarto dos fundos de uma pensão. 
Nessa tarde ele bebeu demais, causou confusão e foi expulso do bar. Estava tão bêbado que se estirou na calçada. 
Um conhecido ficou com pena dele e o carregou até à pensão. Passado o efeito do álcool, o amigo perguntou:
- Mário, por que você vive assim?
- Sou um desgraçado, cara. Meu pai também era alcoolatra. Bebia e batia na minha mãe. Meu irmão e eu presenciávamos tudo. O nome dele é João. Depois que nossa mãe morreu, eu nunca mais o vi. Pelo jeito deve estar na mesma miséria que eu.
Mais ou menos naquela hora, João concluía a palestra. Causara uma impactante boa impressão. Um dos espectadores o abordou:
- Por favor, senhor João, conte-nos o segredo de ter se tornado um grande empresário!
Um pouco emocionado, ele respondeu:
- É até estranho o que vou dizer, mas o fato é que devo tudo à minha família. Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia, batia na minha mãe e não parava em emprego algum. Quando minha mãe morreu, saí de casa prometendo a mim mesmo que essa tragédia não se repetiria em minha vida; e assim foi. Meu irmão, Mário, provavelmente deve estar ainda vivo, apesar de eu não ter mais notícias dele. Nunca mais o vi após a morte da nossa mãe, mas acredito que ele deve estar bem, assim como eu.
O que aconteceu com você até agora não precisa necessariamente definir o seu futuro. O que conta é a maneira como você está reagindo a isso.
Não lamente o seu passado. Apenas tome lição de seus erros e dos erros de outros. O que aconteceu é menos relevante agora; já passou. O que realmente importa é o que você vai fazer a partir de agora.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS