TRATADO COMO IRMÃO

 




Todos os dias ela estacionava o carro na mesma vaga. O guardador, sorridente e cortês, a cumprimentava sempre.
Por vezes, conversavam brevemente; ela perguntava como ia a família, ele respondia. Comentavam um com o outro sobre algum problema pelo qual passavam. Outras vezes falavam sobre amenidades: o clima, um acontecimento da véspera, o trânsito, entre outros assuntos.
Ele aparentemente morava num bairro afastado do centro, numa casa muito simples.
Um dia ela se preocupou de forma especial com aquele guardador. Fazia muito frio e o coitado tendo de trabalhar ali na rua, ao relento, vigiando os carros. 
- Minha vida não tem sido fácil - comentou a mulher - Tenho enfrentado algumas dificuldades recentemente. Mas tenho pensado em você e reconheço que sua vida deve ser ainda mais difícil. Eu sinto muito por nem sempre poder lhe dar uma gorjeta, mas eu sei que você está precisando. Sei que seu trabalho é digno e que é daqui que você tira o seu sustento. Eu gostaria de poder lhe dar mais. Você merece, pois sempre guarda esta vaga especial para mim, sem que eu peça.
O homem ouviu tudo isso cabisbaixo. Então resolveu desabafar:
- Dona, eu não guardo sua vaga visando suas gorjetas, apesar de eu realmente estar precisando. Mas não é por dinheiro. É que a senhora é a única pessoa que fala comigo e me dá atenção aqui, me tratando quase como um irmão. A senhora não sabe como me sinto bem com isso.
- Então... tá bom - foi o que ela conseguiu dizer, comovida.
Passou o dia no trabalho refletindo. Ela nunca havia pensado nisso. "Será que ninguém mais fala com ele? Ninguém mesmo? Todos o ignoram e apenas eu que lhe dou atenção?", pensou.
Ela então compreendeu que a mais importante caridade que fazia àquele homem não eram os trocados, mas suas palavras, simpatia e atenção. 
Quantas pessoas por aí não estão igualmente precisando de tal caridade!
Filantropia e generosidade não consistem apenas em dinheiro. 
Nem todos podemos ajudar-nos materialmente, mas há donativos espirituais que podem ser distribuídos abundantemente por qualquer pessoa, sem limites.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

  1. Mais pessoas deveriam copiar o gesto dessa mulher. Isso não tem dinheiro que pague. Uma palavra de vez em quando, vale muito mais que ouro para muitas pessoas. Então vamos refletir um pouco nessa mensagem acima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS