PENSANDO ALÉM

 




Numa pacata cidade do interior, um senhor bem idoso era protagonista de uma cena diária que causava ao mesmo tempo admiração e espanto: ele costumava passar o dia inteiro plantando árvores. 
As pessoas que passavam por ele acabavam parando para admirar seu trabalho - mesmo aquelas que já o tinham visto fazer isso antes.
Lisonjeado com a atenção recebida, o velho pausava seu trabalho e explicava:
- Meus filhos sempre insistem comigo pra que eu providencie uma sepultura. Mas eu penso mais além. Desde que obtive licença para plantar árvores em todas as ruas, invisto nisso o dinheiro que poderia empregar num caro mausoléu. Já passei dos oitenta e até hoje nunca vi alguém procurar a sombra de uma lápide para descansar, tampouco vi crianças brincarem em torno de um túmulo. 
E concluía dizendo:
Em vinte anos, meu nome cairá no esquecimento. Mas meus netos e outras tantas crianças estarão aqui para desfrutar e usufruir destas árvores, assim como qualquer um de vocês que, ao passar por aqui, se beneficiará com a sombra delas.
Ao invés de se preocupar com o próprio derradeiro local de descanso e esperar a morte chegar, aquele ancião preferia empenhar seus recursos, tempo e forças que ainda lhe restavam em algo proveitoso e duradouro.
Ele pensou nos que ficariam depois de sua morte, em vez de simplesmente preocupar-se apenas com o próprio fim.
Você também procura deixar um legado, alguma coisa útil e boa que sobreviva à sua morte, ou se concentra em torno do próprio umbigo?

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS