O BEM MAIS PRECIOSO

 




Dois jovens muito apaixonados decidiram se casar, apesar da extrema pobreza de ambos, mas eles não ligavam para isso. Confiavam muito um no outro e tinham fé de que teriam um futuro promissor. 
Antes do casamento, porém, a moça pediu ao noivo:
- Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais. Então quero que me prometa que, se isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver.
O moço riu, achando aquilo uma bobagem, mas acabou prometendo. E assim se casaram.
Decididos a subir na vida, os dois trabalharam com afinco e, aos poucos, começaram a prosperar. Conquistaram uma condição estável, chegando ao ponto de finalmente ficarem ricos.
Mudaram-se para um palacete, fizeram muitos amigos e desfrutaram os prazeres da riqueza que construíram. Mas essa boa vida cobrou-lhes um preço.
Dedicados integralmente aos bens e aos negócios, pensavam cada vez menos um no outro, distanciando-se cada dia mais.
Um dia, enquanto preparavam uma grande festa, discutiram por uma besteira qualquer e começaram a gritar um contra o outro.
- Você não liga pra mim! - berrou o marido - Só pensa em si mesma e nas suas roupas e joias! Pegue seu bem mais precioso, conforme combinamos, e volte para a casa de seus pais. Nossa relação não tem mais sentido!
A mulher empalideceu.
- Muito bem! - respondeu - Eu vou embora sim. Mas vamos ficar juntos ainda esta noite para receber os amigos que já foram convidados. 
- Está bem - concordou o homem, com azedume.
No decorrer da festa, ele estava tão irritado com a discussão que descarregou sua raiva na bebida. Bebeu até à exaustão, chegando a desmaiar. 
A esposa então o colocou no carro e o levou à casa dos pais dela. Deitou-o na sua cama, em seu quarto da época de solteira.
Quando ele despertou, na manhã seguinte, ainda um pouco zonzo, olhou em volta e deu de cara com a esposa, mirando-o com carinho.
- Meu amor, lembra da sua promessa? Você prometeu que eu poderia trazer para a casa de meus pais o meu bem mais precioso. Pois bem: você é e sempre será o meu bem. Te quero mais que tudo na vida e nenhuma discussão tola poderá nos separar!
Abraçando-se com ternura, retornaram à sua casa mais enamorados que nunca.
Não somente no âmbito matrimonial, mas em todas as relações, lembre-se: os maiores bens que você pode ter são aqueles que te amam e a quem você ama.

Texto de William J. Bennett - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS