GANHANDO O MUNDO SEM AS MÃOS
Já imaginou como seria sua vida se não tivesse mãos e braços?
É essa a realidade de José Antonio Meléndez Rodríguez (1962-), mundialmente conhecido como Tony Meléndez. Nascido na Nicarágua, mudou-se ainda bebê com seus pais para os Estados Unidos em busca de ajuda médica, para corrigir um defeito num dos pés.
Sua mãe, quando grávida, fez uso de talidomida, um medicamento para enjoo, o que provocou uma deformidade física no feto; e foi assim que Tony nasceu sem os dois braços.
Apesar da infância humilde e da chacota de outras crianças, Tony não permitiu que isso lhe tirasse a alegria de viver e o prazer de cantar. Desde muito pequeno começou a tocar notas musicais com os pés e logo descobriu que podia afinar a guitarra dessa forma.
Aos 18 anos, já tocava e cantava em eventos e começou a fazer sucesso. Também revelou talento em compor. Aos 25, teve a honra de tocar sua guitarra e cantar para milhares de jovens e na presença do Papa João Paulo II, em Los Angeles. O Sumo Pontífice não se conteve; desceu de sua poltrona ao encontro de Tony e, comovido, beijou-o no rosto. Depois, retornando ao posto, dirigiu estas palavras a Tony, diante de todos: "Meu desejo é que você permaneça dando esperança aos outros e continue no que está fazendo!"
Além das habilidades musicais, Tony também dirige - claro, com os pés! Um disco giratório adaptado aos pedais de seu veículo o auxiliam nessa tarefa. Tony tem esposa e dois filhos adotivos.
Numa entrevista, perguntaram-lhe: "Como tem sido sua vida sem as mãos?"
Tony respondeu, sempre bem humorado:
- Eu não conheço as mãos, pois nasci sem elas. Nunca tive o dom de poder mover um dedo, segurar um telefone ou um lápis. Meus pés é que têm sido os meus dedos, mãos e braços.
- Que mensagem você daria àqueles que têm alguma dificuldade e estão desanimados?
- Eu digo a mesma coisa para quem não tem e para quem tem tudo: não deixem a fé se ausentar de seus corações, pois às vezes estamos em momentos nos quais ninguém pode nos ajudar.
E concluiu, dizendo:
- Eu vejo uma pessoa como você que tem os membros perfeitos, que tem tudo, dizer: "não posso". Sim, você pode! Por favor, não me digam que não podem, porque vocês podem fazer muito, muito mais. Levantem-se e digam: "Eu quero, eu posso, eu vou seguir adiante!" Há um mundo inteiro só esperando o milagre do levantar de sua mão!
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário