DEFEITOS OU QUALIDADES?

 




Uma vez, as ferramentas de uma marcenaria fizeram uma assembleia. Queriam, de uma vez por todas, acertar suas diferenças, mas os ânimos estavam exaltados.
O martelo, arrogante, quis presidir a reunião, mas exigiram que ele renunciasse.
- Você é muito barulhento! - disseram-lhe - Vive batendo nas coisas. Ninguém aqui aguenta mais seus golpes!
- Só renuncio se o parafuso deixar a reunião! - disparou o martelo - Ele é um inútil; dá um monte de voltas pra conseguir resolver alguma coisa e aí perde muito tempo. 
- Tá bom, vou sair! - resmungou o parafuso - Mas a lixa vai ter que sair também! Ela é muito áspera e vive em atrito com todos!
A lixa, com toda soberba, falou contra a trena:
- Ela deve sair também, pois tem a mania de medir todo mundo, como se fosse a única perfeita!
Quando a discussão estava ficando ainda mais séria, ouviram passos se aproximando; era o carpinteiro. Todos então silenciaram.
O marceneiro colocou o avental e iniciou seu trabalho. Tomou a madeira e usou o martelo, o parafuso, a lixa e a trena.
Após algumas horas, a rude e bruta madeira transformara-se num lindo móvel. O homem contemplou sua obra e sorriu, satisfeito. Retirou o avental e saiu.
Assim que ele se foi, as ferramentas retomaram a discussão; o serrote, que até então ficara calado, discursou:
- Senhores, parece que todos temos queixas uns dos outros e só sabemos apontar defeitos. Mas, nas últimas horas, observamos, pelo contrário, que temos talentos e qualidades. E foi com essas qualidades que o carpinteiro trabalhou e, assim, pôde criar um móvel com perfeito acabamento. Dessa forma, todos contribuíram com suas aptidões, como uma verdadeira equipe. 
Aquilo que talvez enxergue como defeito ou deficiência em você, pode na verdade ser útil para outras pessoas. Todos temos algo de bom para contribuir na carpintaria da vida.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO