DE QUE COR É A GRAMA?

 




Certa vez, o burro e o tigre iniciaram uma discussão.
- A grama é azul! - insistia o asno.
- Não, a grama é verde! - retrucou o felino.
Como nenhum dos dois se deixou persuadir, levaram a questão para o juiz e rei da selva, o leão. Assim que chegaram à presença do rei, o burro se adiantou:
- Alteza! Não é verdade que a grama é azul?
- Sim, sim. A grama é azul! - confirmou o leão. 
O burro, afoito, continuou:
- O tigre discorda disso e me incomoda com suas altercações. Por favor, castigue-o.
O rei então declarou:
- O tigre será punido com cinco anos de silêncio. 
O burro ficou muito contente com o desfecho do julgamento; eufórico, saiu pulando e berrando:
- A grama é azul! A grama é azul!
O tigre, perplexo, perguntou ao leão:
- Majestade, por que afinal me castigou? O senhor e eu bem sabemos que a grama é verde!
- Sim, verdade; a grama é mesmo verde.
- Então por que o senhor me pune?
O rei explicou:
- Isso não tem nada a ver com a questão da grama. Te castigo porque é inadmissível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um asno, e ainda por cima venha me importunar com essa bagatela!
Um dos maiores desperdícios da vida é discutir com os tolos, que se acham os donos da verdade e que não estão dispostos a mudar seu modo de pensar. Discussões que não têm sentido são inúteis e desnecessárias.
Quando a ignorância grita, a inteligência cala. A paz e a tranquilidade valem mais.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS