ONDE NÃO SE IMAGINA, FLORESCE O AMOR

 




Durante a Segunda Grande Guerra, quando os nazistas invadiram a Polônia, uma jovem e sua família viveram por meses escondidos em um porão, pois os judeus estavam sendo implacavelmente perseguidos.
Acabaram sendo descobertos e separados uns dos outros. A jovem nunca mais viu seus pais, nem teve notícias de seus irmãos. 
Levada a um campo de concentração, ela padeceu os maiores horrores. A comida era escassa e o tratamento era rude. Muitas de suas companheiras enlouqueciam, outras eram mortas e outras ainda se suicidavam.
Por diversas vezes, ela também pensou em se matar; mas, embora morrendo de frio, quase dilacerada pela fome e sem perspectiva de salvação, a jovem lembrava de seu pai. Quando ainda estavam juntos, ele lhe disse: "Filha, aconteça o que acontecer, nunca fuja da vida; resista até o fim". E a fez prometer que jamais desistiria de viver.
Com o avanço dos aliados, aquela jovem e mais 4000 mulheres foram obrigadas pelos alemães a uma marcha forçada. Ao longo do trajeto, a maior parte daquelas prisioneiras não resistiu às duras condições e sucumbiu. As que sobreviveram foram abandonadas à própria sorte num outro campo de concentração e encontradas, posteriormente, pelos americanos. 
As pobres criaturas estavam desnutridas, muitas delas não conseguindo sequer se levantar, tal o estado de fraqueza. 
Aquela jovem mal conseguia andar; pesava pouco mais de 30 quilos e não tomava banho há três anos - exatamente o tempo de seu aprisionamento. 
Então um oficial americano se aproximou dela e a tomou nos braços, carregando-a até um caminhão. Ao longo do caminho tranquilizou-a, dizendo que tudo daria certo e que ela e suas amigas receberiam toda a assistência necessária. 
Cinquenta e oito anos depois, diante das câmeras de uma emissora de TV, aquela mulher e seu marido davam testemunho daquilo. Não é preciso esclarecer que seu marido era precisamente aquele jovem oficial que a encontrara desnutrida e suja, e a carregara nos braços, naquele dia distante. 
Ela não apenas teve sua vida salva, como também encontrou seu grande amor - um amor que atravessou meio século e permanecia tão forte e autêntico quanto antes. Um amor concebido em meio a uma catástrofe, num ambiente de dor, miséria e sofrimento. Mas foi justo aí que o amor floresceu.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS