"APENAS HOJE", DISSE O PAPA




Em 1958, o mundo assistiu à posse de um novo papa. Aos 77 anos, Angelo Giuseppe Roncalli (1881-1963) se tornou o papa João XXIII. 
Roncalli era conhecido por causar um impacto sempre positivo nas pessoas. Reconhecia humildemente suas limitações e era dotado de um forte senso de humor. Como Sumo Pontífice, surpreendeu pela coragem de suscitar debates sobre temas até então intocáveis. 
Em 1960, num de seus escritos, registrou uma página com notável sentimento de religiosidade universal. Chama-se "o decálogo da serenidade", e contém dez sugestões de conduta para toda pessoa que deseja a paz:
"1. Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver de uma só vez todos os problemas da minha vida;
2. Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência; cortês nos meus modos, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir ninguém à força, senão a mim mesmo;
3. Hoje, apenas hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para a felicidade, não  só no outro mundo, mas também já neste;
4. Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que elas se adaptem aos meus desejos;
5. Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura; pois, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma;
6. Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação e não direi a ninguém;
7. Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido, procurarei que ninguém o saiba;
8. Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado; talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos tentarei. E fugirei de dois males: a precipitação e a indecisão;
9. Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, mesmo indo de encontro às circunstâncias, que a Divina Providência cuida de mim como se não existisse mais ninguém no mundo;
10. Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor. Não terei medo de desfrutar o que é belo e de crer na bondade."
A alma virtuosa é aquela que descobre o imenso prazer de ser boa e benevolente para com todas as criaturas, sem distinção de raças e nem de crenças, porque em todas as pessoas ela enxerga suas irmãs.

Fonte: revista Reformador - adaptação de Marcos Aguiar. 


 

Comentários

  1. Bom dia, como todos os seus textos, excelente! Deus te abençoe sempre 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Hoje apenas Hoje
    Que eu li o testo dito por um homen sábio, escrito por um poeta que por sua vez tem algo em comum, tem a minha admiração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS