AJUDANDO A SI MESMO

 




Um carro de luxo parou diante do pequeno escritório à entrada do cemitério e o chofer, descendo do carro, dirigiu-se ao vigia:
- Pode me acompanhar ao carro, por favor? É que minha patroa está doente e não pode sair do veículo - explicou - Pode vir falar com ela?
O vigia se deparou com uma senhora de idade, cujos olhos mal disfarçavam um profundo sofrimento. 
- Sou a Sra Adams - explicou - Nos últimos dois anos, tenho lhe enviado cinco dólares por semana. 
- Ah, sim... para as flores - lembrou o vigia.
- Justamente; para serem colocadas na sepultura do meu filho. Vim aqui hoje porque os médicos me advertiram que tenho pouco tempo de vida. Então quis vir visitar meu filho uma última vez e para agradecer a você. 
Um pouco hesitante, o vigia falou delicadamente:
- Sabe, senhora... eu sempre lamentei que continuasse mandando o dinheiro para as flores...
- Como assim? 
- É que... a senhora sabe... as flores duram tão pouco... e afinal, aqui, ninguém as vê...
- O senhor sabe o que está dizendo? - retrucou a senhora, um pouco alterada.
- Sei, sim, senhora. Pertenço a uma associação de serviço social, cujos membros visitam hospitais e asilos. Nesses lugares sim, as flores têm mais serventia, pois sua beleza e perfume podem ser apreciados pelos pacientes.
A abastada idosa deixou-se ficar em silêncio por alguns segundos. Depois, sem dizer nada, fez sinal ao chofer para que partissem.
Meses depois, para surpresa do vigia, aquela senhora veio outra vez ao cemitério - ela própria dirigindo o carro.
- Agora eu mesma levo as flores aos doentes - explicou, com um sorriso amável e o semblante mudado - O senhor tinha razão. Os enfermos ficam radiantes com as flores e quando os visito, e isso faz com que eu me sinta melhor. Os médicos estão atônitos por não saberem a razão da minha cura, mas eu sei: é que reencontrei motivos pra viver. Não esqueci o meu filho, ao contrário; dou as flores em nome dele e isso me fortalece, ao mesmo tempo que fortaleço a outros!
A Sra Adams descobrira o que quase todos acabamos esquecendo: ajudando a outros, conseguira ajudar a si própria!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS