NEM TUDO É O QUE APARENTA

 




Reza a lenda que um príncipe foi capturado por inimigos que decidiram tirar-lhe a vida, condenando-o à forca.
Mas o rei que mandara capturá-lo resolveu lhe propor um acordo. Se ele conseguisse decifrar um enigma, sua vida seria poupada. Deu-lhe liberdade provisória de três dias, a fim de procurar a resposta. O enigma era: "o que mais deseja uma mulher?"
O prazo estava expirando e o pobre príncipe não encontrara a resposta. Desesperado, antevendo sua morte, acabou se deparando com uma mulher conhecida na região por sua feiúra. Era tão feia, desdentada, suja e miserável que a chamavam de bruxa. Ela lhe disse:
- Eu tenho a resposta do enigma. Mas te direi se me prometer que se casará comigo, se realmente te pouparem.
O príncipe ficou um pouco contrariado, mas como não queria morrer, prometeu casar com a "bruxa".
A resposta que ela lhe deu foi: "o que mais uma mulher deseja é ter soberania sobre a própria vida".
Era a resposta certa; conforme o prometido, o príncipe foi poupado da morte.
Como era um homem de palavra, ele acabou casando com a horrível mulher. Na noite de núpcias, ele sentou na cama, entristecido, e esperou pela noiva, mas ficou surpreso quando se lhe apresentou uma belíssima mulher, num vestido branco, cabelos loiros, olhos azuis brilhantes e um sorriso impecável.
- Mas... como pode? - perguntou o príncipe, assombrado.
- Não lhe falei antes: durante o dia, sou bruxa; à noite, me transformo na mulher que você vê. Agora, você pode escolher - quer que eu seja bruxa de dia ou de noite?
Encantado pela surpresa do momento, ele respondeu:
- Deixo à sua escolha.
Aquela noite foi maravilhosa. Ao raiar do dia seguinte, o príncipe abriu os olhos e viu, surpreso, a mesma linda mulher.
- Como? - perguntou ele - Você não disse que seria bruxa durante o dia?
- Meu amor: como você deixou que eu decidisse sobre o que eu quisesse e como quisesse, escolhi ser bela de dia e de noite. Lembra da resposta do enigma? - "O que mais deseja uma mulher é a soberania sobre sua vida"! 

Alberto Almeida - texto adaptado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS