HONESTIDADE A TODA PROVA

 




Vladimir Petrov era um jovem prisioneiro num campo de concentração no nordeste da Sibéria e tinha um companheiro de prisão chamado Andrey.
Ambos sabiam que daquele lugar poucos saíam com vida, pois o alimento dado aos prisioneiros não tinha por objetivo mantê-los vivos por muito tempo. O índice de mortalidade ali era extremamente alto devido à fome e aos trabalhos forçados. Assim, naturalmente os prisioneiros furtavam tudo o que lhes caía às mãos.
Vladimir tinha, numa pequena caixa, alguns biscoitos, um pouco de manteiga e açúcar - porções que sua mãe lhe mandara clandestinamente, de quase três mil quilômetros de distância. Guardava aquele escasso alimento para quando a fome se tornasse insuportável. Ele levava a caixinha consigo a toda parte, já que ela não tinha chave.
Um dia, Vladimir foi transferido para um trabalho temporário num outro campo. Andrey sabia que não tinha como o amigo levar a caixa; então lhe disse: "Deixe a caixa comigo, eu a guardarei. Pode ficar certo de que estará segura comigo".
No dia seguinte à partida de Vladimir, veio uma tempestade de neve que durou três dias, tornando intransitáveis todos os caminhos e impossibilitando o transporte de provisões.
Só uns dez dias depois as vias foram reabertas e Vladimir pôde retornar ao campo. Chegou à noite quando todos já haviam voltado do trabalho, mas não encontrou Andrey. 
Dirigindo-se ao capataz, indagou sobre Andrey.
- Enterrado numa cova junto com outros prisioneiros - respondeu - Mas antes de morrer pediu-me que guardasse isto para você.
Vladimir sentiu o coração apertado.
- Nem a manteiga ou os biscoitos puderam salvá-lo - pensou.
Abriu a caixa e, dentro, além dos alimentos intocados, havia um bilhete:
"Prezado Vladimir. Escrevo enquanto ainda posso mexer a mão. Não sei se viverei até você voltar, porque estou horrivelmente debilitado. Se eu morrer, avise minha mulher e filhos. Você sabe o endereço. Deixo suas coisas com o capataz. Espero que as receba intactas. Andrey".
Até onde vai sua honestidade?

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS