RACHADO? SERVE!

 




Um carregador de água indiano conduzia, diariamente, dois jarros pendurados em cada ponta de uma vara, sobre seus ombros.
Um deles tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água ao destino; o vaso rachado chegava apenas com metade da capacidade.
Por dois anos, todos os dias, foi sempre assim: um pote chegando cheio e o outro com metade. O vaso intacto vivia orgulhoso de cumprir sempre a tarefa. Já o coitado do rachado sentia-se envergonhado de sua imperfeição e por ser incapaz de conter toda a água despejada nele.
Então, por fim, ele se dirigiu ao homem, lamentando:
- Estou muito constrangido, senhor. Por favor, me perdoe.
- Mas por quê? - indagou o homem. 
- Nesses dois anos só pude entregar metade da minha  carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por  todo o caminho, senhor. Por causa do meu defeito, tenho prejudicado o seu trabalho!
O homem respondeu, sorrindo:
 - Acho que não é bem assim, meu amigo; venha, quero lhe mostrar algo no caminho.
Retornaram do riacho, passando pela trilha de sempre.
- Está vendo isso? - disse o homem, apontando para fileiras de flores à beira do caminho. - a água que vaza de você todos os dias rega estas flores; elas existem e vivem graças a você! Eu sempre soube de seu defeito e poderia ter te substituído por um vaso perfeito; porém achei melhor aproveitar esse seu detalhe e, assim, lancei sementes de flores no seu lado do caminho; você então, mesmo sem saber, as regava. Nestes dois anos, tenho colhido essas flores para enfeitar a minha casa; e é você que tem contribuído para isso! 
Tu e eu temos defeitos, deficiências e limitações, mas isso não deve nos deixar desanimados. Podemos tirar vantagem disso de alguma forma e ajudar o próximo, apesar das nossas "rachaduras". Porque não existe ninguém inútil neste mundo!

Autoria desconhecida - texto adaptado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS