PERSPECTIVA DA VIDA

 




Um psicólogo, interessado em estudar os sentimentos alimentados por pessoas diversas, resolveu iniciar sua busca junto a trabalhadores de uma construção.
Ficou algum tempo no meio deles, observando cada um daqueles homens. Depois foi conversar com cada um.
- Por favor, poderia me dizer o que está fazendo? - perguntou a um servente que empurrava um carrinho de mão, cheio de pedras.
Com acentuada irritação e azedume, o homem retrucou:
- O senhor não está vendo? Estou carregando pedras!
Seguindo mais adiante, o psicólogo fez a mesma pergunta a outro trabalhador que, como o anterior, também empurrava um carrinho cheio de pedras. O interpelado respondeu calmo, porém secamente:
- Estou trabalhando; afinal, preciso prover meu próprio sustento e o da minha família.
Mais adiante, o homem abordou um terceiro operário e lhe fez a mesma pergunta.
O servente soltou cuidadosamente o pesado carrinho de mão, levantou os olhos, contemplou o edifício que aos poucos se agigantava e com um brilho no olhar, respondeu:
- Ah, senhor! Eu estou ajudando a construir este majestoso edifício e feliz por este privilégio!
Todos estavam no mesmo ambiente, sob as mesmas condições, no entanto cada um lidava com isso de forma diferente.
E você? De que forma está encarando a vida? Sempre se queixando ou procurando enxergar o lado bom das coisas?

Autoria desconhecida - texto adaptado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS