"A COISA MAIS FORTE"
Dario, rei da Pérsia, mandou dar uma grande festa para todos os seus súditos e a celebração se estendeu até tarde da noite.
Terminada a festa ele adormeceu, mas foi despertado pelas vozes alteradas de três homens que discutiam, na rua, acerca do que seria a coisa mais forte do mundo. Em lugar de repreendê-los, o rei mandou chamá-los.
- Achei interessante a conversa de vocês. Então cada um tem uma opinião sobre a coisa mais forte que existe? Quero que cada um declare o que pensa, diante desta corte! Eu julgarei e escolherei a resposta mais sábia.
O primeiro homem falou:
- Alteza! O vinho é a coisa mais forte, pois tem o poder de transformar em tolos os homens mais grandiosos. Tanto o rei poderoso quanto o pobre ignorante se igualam sob sua força. O vinho deixa o raciocínio em meio a um labirinto!
- Muito bom! - exclamou o rei.
O segundo começou sua fala, dizendo:
- Com certeza o rei é o mais forte! O rei em tudo manda e é temido por todos. Envia soldados à guerra, condena pessoas à morte ou lhes concede clemência. Todos os súditos o obedecem e ele faz o que bem quer. Por ele os soldados cruzam montanhas, derrubam muralhas, atacam outros reinos e lhe trazem os despojos da guerra!
- Ótimo! - comentou Dario. - E, agora, vejamos o que o terceiro tem a dizer.
- Grande Dario! - falou o homem - Com todo respeito: acima de tudo, a verdade é o que prevalece sobre tudo e todos! Ela é mais forte que todas as coisas. Mesmo o rei, com seu grande poder, um dia perecerá; o vinho, por mais forte que seja, em breve perde seu efeito. Mas a verdade é eterna, nunca morre, nem pode ser derrotada. Ela não necessita do respeito das pessoas para existir. É grandiosa e soberana sobre todas as coisas!
Dario ficou encantado com esta resposta e, como recompensa, elevou aquele homem a um grande cargo de confiança em seu reino.
William J. Bennett - texto adaptado.
Comentários
Postar um comentário