DETALHE QUE FAZ FALTA
Um negociante, após fazer excelentes negócios na feira e encher as algibeiras de ouro e prata, decidiu voltar para casa antes do anoitecer. Pôs a carga sobre o cavalo e seguiu caminho.
Ao meio-dia, parou numa estalagem para almoçar. Quando já ia embora, o moço das cavalariças lhe trouxe o cavalo, dizendo:
- Senhor, está faltando um prego na ferradura da pata esquerda traseira. Quer que mande colocar?
- Deixa faltar! - respondeu o negociante - A ferradura aguentará bem o restante do trajeto. Estou com muita pressa e preciso ir agora.
E continuou a viagem.
Ao cair da tarde, precisou parar numa taverna e pediu água.
Deixara o cavalo num estábulo próximo; o rapaz que tomava conta do cavalo o trouxe, e fez a mesma observação sobre a ferradura.
- Não tem problema! - respondeu o homem já irritado - Estou com pressa; tenho ainda algumas horas de viagem; o cavalo certamente aguentará.
De volta à estrada, passado pouco tempo, o cavalo começou a mancar. Mais adiante deu um passo em falso e desabou, fraturando uma das patas.
O negociante teve de deixar o pobre animal ciscando lá no chão. Jogou nas costas a pesada carga e andou uma boa légua, a pé, até chegar em casa - e chegou bem tarde da noite.
- Tudo por causa de um simples prego! - resmungava ele.
Não descuide dos pequenos detalhes; pode acabar saindo caro!
Conto dos Irmãos Grimm - adaptação de Marcos Aguiar.
Por tão pouco a pessoa perde grandes coisas.
ResponderExcluirVerdade. Obrigado pelo comentário.
Excluir