DEIXE-SE MUDAR

 





Um artesão precisou de mais material para continuar seu trabalho. Dirigiu-se aos barreiros, com os instrumentos de seu ofício.
Quando começou a sulcar a barreira com a picareta, o barro resmungou:
- Mas o que é isso? Vivo aqui sossegado e você vem me perturbar com seu trabalho?
- Vim te buscar - retrucou o homem. - Sua vida neste barreiro acabou. Você terá um destino melhor que aqui.
- Você me garante isso?
- Claro que sim; deixe comigo!
O barro, assim, concordou em ser levado.
O artesão levou o barro à sua oficina, tirou-lhe os fiapos de mato e todas as pedrinhas. Em seguida misturou-o com água, deixando-o maleável, e o colocou sobre a roda.
Ao fim de meia hora, um lindo vaso estava formado; mas precisava passar pelo fogo e ali ter a sua consistência testada.
O barro gemeu baixinho dentro do forno, mas foi forte; resistiu ao quase insuportável calor. 
Após sair do forno, agora esfriado, recebeu uma mão de tintas de lindas cores. Depois que a pintura secou, recebeu um revestimento de verniz.
Tornara-se um belo e vistoso vaso.
Ele pediu ao homem que o colocasse em frente ao espelho.
Meu Deus! Como fiquei bonito! - exclamou. - Jamais imaginei que pudesse evoluir dessa forma.
- Isso só te aconteceu - disse o oleiro - porque você, resolutamente, permitiu que eu te preparasse e te modificasse. De um monte de barro bruto, te tornei num vaso lindo e útil!
Estaremos atentos aos sinais e acontecimentos à nossa volta, que vêm para nos modificar e melhorar nosso caráter? 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS