PRA QUE COMPLICAR A VIDA?

 




O executivo de uma grande empresa estava de férias na praia, quando avistou um pescador na margem fisgando alguns peixes com humilde equipamento: linha de mão, anzol simples, chumbo e iscas naturais.
O executivo se aproximou:
- Bom dia, meu amigo. Posso sentar aqui com você?
- Tudo bem, doutor; à vontade.
- Estava reparando seu trabalho. Poderia lhe dar uma sugestão?
- Como assim? - retrucou o pescador.
- Bem, é verdade que não sou pescador; sou executivo de uma multinacional muito famosa e meu trabalho é melhorar a eficiência da empresa, otimizando recursos, reduzindo preços, melhorando a qualidade dos nossos produtos e serviços. Sou um expert nessa área e fiz vários cursos no exterior sobre o assunto.
- Pois então, doutor, o que o senhor me sugere? - indagou, calmamente, o pescador.
- Olha, estive observando o que você faz. Você poderia ganhar dinheiro com isso. Vamos pensar juntos. Você poderia comprar uma vara de pescar com molinete, assim poderia arremessar sua isca para mais longe e conseguir peixes maiores. Depois disso, poderia treinar seu filho para fazer este trabalho por você. Mais tarde, você poderia comprar um barco motorizado com uma boa rede para realizar pescas ainda maiores e depois vender para as cooperativas dos grandes centros. Com o lucro, você poderia comprar um caminhão para transportar os peixes, sem intermediários, reduzindo sensivelmente o preço para o usuário final e aumentando também tua margem de lucro. Além disso, você poderia distribuir melhor o seu produto para grandes supermercados e peixarias. Já pensou na fortuna que poderia ganhar? Então, depois de tudo isso, você poderia vir para cá, como eu vim, descansar e curtir esta paz, esta serenidade do mar e da praia, esta brisa gostosa...
- Se é esse o objetivo final, eu já tenho isso hoje, e me tem custado bem menos! - concluiu simplesmente o pescador.
Não é preciso ir muito longe para encontrar sua felicidade; ela pode estar mais perto de você do que imagina!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS