CONSERTANDO O MUNDO

 





Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava decidido a encontrar maneiras de resolvê-los. Passava dias e dias no seu laboratório à procura de respostas.
Um dia, o seu filho de cinco anos "invadiu" o seu santuário querendo ajudar o pai. Este tentou fazer com que o menino fosse brincar em vez de ficar ali, interrompendo seu trabalho. Mas, como o menino era insistente, o pai teve de ver uma forma de entretê-lo ali no laboratório. Foi então que reparou num mapa do mundo, estampado no interior de uma revista. Teve a ideia de cortar o mapa em vários pedaços e entregá-los ao filho:
– Meu filho, você irá me ajudar a consertar o mundo! Aqui está o mundo, todo partido. Você vai fazer com que ele fique bem outra vez! Quando você terminar me chame, certo?
O cientista estava certo de que a criança levaria um bom tempo pra montar o quebra-cabeças por ele improvisado. Mas, para sua surpresa, em menos de uma hora o filho já chamava por ele:
– Papai, papai, já fiz tudo! Consegui consertar o mundo!
O pai não queria acreditar; achava impossível uma criança daquela idade conseguir montar em tão pouco tempo o quebra-cabeças de uma imagem que ela nunca tinha visto antes. Curiosamente foi conferir o trabalho do filho. Quando viu que de fato o mapa estava perfeita e inteiramente montado, ficou estupefato:
- Mas, meu filho, como você conseguiu?
– Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que, do outro lado da página, havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para eu consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem; virei os pedaços de papel ao contrário e comecei a consertar o homem, pois era bem mais fácil de montar. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que tinha consertado o mundo!
Sem perceber, aquele cientista encontrara a melhor forma de consertar o mundo - e com o raciocínio de uma criança!
É isso aí.
A mudança, evolução e progresso da humanidade começa no homem - ou seja, em ti e em mim. Começa dentro da gente.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS